Redação técnica
1 ANOTAÇÃO
1.1 Conceito
O ato de anotar é um processo de seleção onde o leitor ou o ouvinte organiza as informações recebidas para um uso posterior. Com esse processo de seleção, a pessoa registrará apenas fatos específicos, buscando focalizar o tema. (p. 105)
1.2 Quanto as fontes
A) Oral
Durante aulas e palestras, é importante procurar fixar palavras que indiquem ordem. Como por exemplo, “em primeiro lugar”. Deve-se buscar também interpretar os gestos e as inflexões de voz. Assim, será mais simples identificar os tópicos mais importantes do tema.
Deve ser dada uma principal atenção às palavras que tenham um significado peculiar dentro do contexto. (p. 105)
B) Escrita
Antes de dar início as anotações, é imprescindível que se faça uma leitura completa de todo o material que será utilizado para as anotações. (p. 105)
Deve se realizar isso assinalando ideias importantes, marcando-as (p.106) com sublinhas, sinais à margem ou qualquer outro recuso. Dessa forma, será possibilitada uma visão geral do material em análise e uma melhor seleção de dados.
As observações e apontamentos devem ser completas, claros, organizados para que não haja necessidade de voltar à biblioteca para uma nova busca.
Como já dito, as notas devem ser o mais completa possível, porém não tão extensa para que os detalhes não desvie a ideia principal.
É possível a anotação de palavras textuais do autor ou elaboradas pessoalmente. No caso de cópia exata das palavras do autor, usa-se dupla aspas iniciais e finais, indicando uma citação. (p. 106)
1.3 Quanto a forma de anotar
A) Notas corridas
Neste tipo de anotação deve ser escritas as palavras e sentenças-chaves que deverão ser ampliadas e especificadas logo após a leitura, palestra ou aula, inserindo até mesmo