Redação tecnica
Primeiramente, vejamos esses dois termos em separado:
Redação é o ato de redigir, ou seja, de escrever, de exprimir pensamentos e ideias através da escrita.
Técnica é o conjunto de métodos para execução de um trabalho, a fim de se obter um resultado.
Logo, para que você escreva uma redação técnica é necessário que certos processos sejam seguidos, como o tipo de linguagem, a estrutura do texto, o espaçamento, a forma de iniciar e finalizar o texto, dentre outros.
Dessa forma, a necessidade de certa habilidade e de se ter os conhecimentos prévios para se fazer uma redação técnica é imprescindível!
Por esse motivo, criamos esta seção, para que os internautas tenham material para servir de embasamento teórico, pois há carência desse tipo de conteúdo no universo virtual.
A redação técnica engloba textos como: ata, circular, certificado, contrato, memorando, parecer, procuração, recibo, relatório, currículo.
Escrever e comunicar é buscar uma resposta do receptor da mensagem, e , sobretudo, persuadi-lo ou informá-lo sobre determinado argumento. No contexto comercial, a redação técnica é aquela utilizada em objetivo empresarial e oficial.
Difere da redação literária e dissertativa, que são carregadas de valores textuais estéticos, objetivos, artísticos e até mesmo subjetivo. Em qualquer tipo de texto que se escreva, é necessário pesquisa e domínio sobre o assunto para um maior domínio de sua argumentação.
Tal fator é primordial na redação técnica, que se segue o ato de redigir obedecendo um conjunto de metodologias em prol de um resultado, seguindo sempre uma formatação padrão no meio comercial, administrativo e jurídico.
Na prática a redação técnica abrange atas, circular, contratos, memorandos, parecer, procuração, recibo, texto de registro, relatório e