Tocando flauta doce - Pré leitura
Frederico de Lima Delazari
RESENHA CRÍTICA: Tocando Flauta Doce, pré-leitura.
Belo Horizonte
11/2012
Frederico de Lima Delazari
RESENHA CRÍTICA: Tocando Flauta Doce, pré-leitura.
Resenha elaborada pelo aluno do 2º período de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix orientada pelo professor Leonardo Linhares na disciplina de Flauta Doce-Didática do Instrumento.
Belo Horizonte
11/2012
O método Tocando Flauta Doce da educadora musical Rosa Lúcia oferece uma proposta lúdica e inovadora em relação aos métodos de flauta doce já existem no mercado. É um método para flauta doce Barroca, totalmente intuitivo e didático fácil de ler e entender, se tratando de um método para crianças de 6 a 8 anos. É um método muito bem esclarecido e quase não dá margem para duvidas ou confusão nas explicações das lições.
O método apresenta uma gama de exercícios de relaxamento (boneca de mola, fruta madura, prender-soltar), mostra a posição das mãos, como segurar o instrumento (flauta de cristal, brigadeiro), respiração, emissão e articulação que mostra como deve ser soprada o apito da flauta, tudo de uma forma bem próxima da criança tornando fácil o aprendizado do aluno.
Há uma ordem didática apresentada no livro devido à facilidade técnica de menor mudança possível de uma posição para outra para iniciar na flauta LUCIA (2004), por isso começa a ser ensinado pela nota Dó agudo da flauta, logo depois Lá, Si, Sol, Ré (agudo) todos com a mão esquerda, logo em seguida vem o Mi(grave) posição com a mão direita, como a ultima nota ensinada pelo método, sendo assim, esse método pode ser usado para flautas Doces Germânicas também, já que a digitação inicial da mão esquerda e mão direita são as mesmas para ambas as flautas.
O método traz um repertório de parlendas tradicionais brasileiras e outras canções infantis de vários países,