Os desafios da educação física escolar
1 - Introdução
O presente trabalho é resultado de estudos e pesquisas que nós alunos do Curso de Educação Física fizemos para mostrar a situação da Educação Física Escolar, como os alunos e os professores se comportam diante dos problemas a serem enfrentados. Esse trabalho irá mostrar quais os maiores problemas que tais alunos e professores enfrentam no seu dia a dia e como eles estão agindo para mudarem essa situação.
De acordo com os alunos e professores entrevistados, um dos maiores problemas é a falta de despreparo dos profissionais para atuarem da forma definida pela LBD ( LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ).
Outro problema definido pelos alunos e professores é a falta de matéria para o desenvolvimento das aulas, pois sem esse material as aulas acabam se tornando cansativas e chatas, e de maneira alguma essa aula se torna uma aula diferenciada e muito menos com um aproveitamento e aprendizado dos alunos. Portanto, entende-se que a educação física é uma das disciplinas mais importante, pois ela irá integrar o aluno na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la a ponto de que esses alunos usufruam dos jogos, das danças, dos esportes, das lutas e também da ginástica para usarem em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.
De acordo com o Professor Edson Leite ( Prof. Esp ), em seu artigo publicado em Janeiro de 2011, ele afirma: Admitimos que, o estereótipo facilita a aproximação do aluno com o professor de educação física da escola, o relacionamento interpessoal é mais natural e descontraído e, possivelmente esteja neste primeiro contato o nosso maior desafio, ou seja, permitir que os alunos tenham uma visão da aula de Educação Física na melhor ótica possível dentro e fora da escola e o professor ao mesmo tempo o "tio" mais legal. Vale salientar que, ao mesmo tempo precisamos deixar claro que nas aulas de Educação Física