Professora
PROGRAMA DARCY RIBEIRO- PDR
NALDIANE SALIA MACIEL DA SILVA
RESUMO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
ARARI
2013
NALDIANE SALIA MACIEL DA SILVA
RESUMO
EUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo apresentado à disciplina Práticas Curriculares, do Curso de Ciências Licenciatura- Habilitação em Biologia, da Universidade Estadual do Maranhão, como requisito para obtenção de nota parcial.
Professora: Jackeline Oliveira
Arari
2013
Educação especial é bastante abrangente e ampla, engloba uma imensa diversidade de necessidades educativas especiais com uma equipe multidisciplinar, composta pelos mais diversos profissionais especialistas. Objetivo principal é promover melhor qualidade de vida aqueles que, necessitam de atendimento adequado à realidade física, mental sensorial e social.
Concordando com tal significado, também entendo que inclusão e integração são processos essenciais à vida humana ou a vida em sociedade. Dentre o variado e extenso grupo de alunos que assim tem sido classificado, focalizarei aqueles que são portadores de deficiência físicas e mentais no processo de ensino aprendizagem que apresentam necessidades educacionais muito diferentes dos demais alunos da escola comum ou regular.
Os educandos são percebidos como comuns ou “especiais” (diferentes, deficientes, anormais), por seguinte, entende-se que cada educando, na relação concreta com a educação escolar, poderá demandar uma situação de ensino aprendizagem comum especial.
Tais auxílios e serviços educacionais são planejados e desenvolvidos, e também, requerem a avaliação criteriosa por parte dos profissionais envolvidos, bem como da família de cada aluno. No âmbito social, médico ou outro de forma indireta, cooperativa e integrada na educação escolar.
A inclusão de todas as crianças e jovens numa escola comum de qualidade “especial” é fundamental que atitudes de respeito ao outro como cidadão sendo concretizadas em ações de reestruturação da escola atual. É importante questionar os critérios