Resumo Subcultura Delinquente
O conceito de subcultura decorre das chamadas sociedades complexas. Pode ser imaginado como uma “cultura dentro da cultura’’”. É, na realidade, a existência de padrões normativos opostos – ou pelo menos divergentes – dos que presidem à cultura dominante.
Subcultura – pessoas “se retiram da sociedade”.
Contracultura – pessoas “contestam e confrontam a sociedade”. Ambas as expressões surgiram dos enfrentamentos desviantes dos jovens em relação à sociedade adulta tradicional, o chamado establishment. As subculturas, em uma primeira abordagem, aceitam certos aspectos dos sistemas de valores predominantes, mas também expressam sentimentos e crenças exclusivas de seu próprio grupo, enquanto a contracultura é uma subcultura que desafia a cultura e a sociedade tradicional, porém com um sinal invertido. A lealdade é valorizada, enquanto o traidor será considerado arqui-inimigo do grupo. A juventude contracultural, por sua vez, faz uma negação mais compreensiva e articulada da sociedade. Como exemplo pode ser lembrado os movimentos hippies, beatniks etc. A contracultura é, pois, caracterizada por um conjunto de valores e padrões de comportamento que contradizem diretamente os da sociedade dominante.
No final dos anos 50, no entanto começam a proliferar alguns problemas em grandes cidades norte-americanas, decorrentes da não acessibilidade de alguns jovens aos valores consagrados por essa sociedade.
O choque entre a cultura e a estrutura social, que não fornecia as condições de acesso aos bens sociais para todos, cria uma