criminologia
Conceito de criminologia:
• “Ciência que estuda o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinquente e sua conduta delituosa, e a maneira de ressocializá-lo." (Sutherland).
• Ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima, do controle social e do comportamento delitivo, buscando informações sobre a gênese, a dinâmica e as variáveis do crime, a fim de embasar programas de prevenção criminal e técnicas de intervenção positiva no homem delinqüente (Gomes).
Teoria clássica do crime - O crime como entidade de direito
As primeiras abordagens criminológicas se concentra no próprio indivíduo que a comete, sendo uma teoria espiritualista no qual o sujeito possuído por forças do mal se torna um criminoso. A essa realidade chamamos de guerra entre bem e mal.
Mas o início da teoria criminalista está em Beccaria, onde este forma seu pensamento criminal em cima de uma sistema liberal democrático, onde o indivíduo possui o Livre-arbítrio, assim ele por si próprio escolhe ou não ser criminoso. Beccaria coloca ênfase na vontade liberal do indivíduo como causa do próprio comportamento.
Mas é bom salientar que a punição segundo Beccaria deve ser igual a inflação cometida, e não as características psicológicas do indivíduo.
Escola Positiva - O crime como entidade de fato (Lombroso)
Nega o Livre-arbítrio, pois o criminoso tem rosto, corpo. Logo ele dirá que existe um criminoso nato. O sujeito nasce criminoso ele não se torna crimino – Adepto da teoria evolucionista de Darwin.
Lombroso é o pai da criminologia moderna cientifica dirá que existe duas orientações: uma que privilegia o corpo e a mente e a outra que privilegia os fatores sociais e externos ao indivíduo.
Discípulos de Lombroso: Raffaele Garafalo:
Escola positivista italiana definia o criminoso mais no plano mental do que no físico.
Garafolo definira o conceito de crimes naturais para designar os atos