Resumo sobre o cognitivismo/construtivismo
FPELE – FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ESPANHOL COMO LINGUA ESTRANGEIRA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Pólo : PICADA CAFÉ
RESUMO SOBRE O COGNITIVISMO/CONSTRUTIVISMO
SOLANGE MERI COLZANI DE BORBA
Picada Café 2011
O Cognitivismo é uma teoria desenvolvida por Piaget, que, em suas pesquisas avaliou a formação da inteligência no ser humano, mediante análise de comportamento infantil, defendendo que ela é proveniente de construções e reconstruções contínuas e renovadas, não são pré-formadas. Sua investigação embasava-se mais nos erros das respostas dadas pelas crianças do que nas afirmações certas. O “erro” conduzia-o a pesquisar com mais afinco o porquê daquela resposta, chegando a conclusões acerca da percepção cognitiva das crianças em seus vários “estágios” de crescimento. Um exemplo de teste aplicado por Piaget, foi com uma criança de 3 anos e meio, pedindo para desenhar um triângulo. A menina desenhou uma forma quadrada mas pode identificar os três pontos do triângulo, nas ligações que realizou.
Ele ainda contribui com conceitos básicos, utilizados pela visão construtivista como “esquema” (estruturas mentais a que os indivíduos intelectualmente se adaptam e com as quais/nas quais organizam o meio ambiente); “assimilação” (quando uma pessoa entra em contacto com o meio ou objeto de conhecimento ela gera uma interpretação); “acomodação”( diz respeito às estruturas mentais, é necessário compreender o objeto para acomodá-lo na ordem mental do indivíduo) e “equilibração”(Ao entrar em contacto com o objeto novo o indivíduo entra em conflito, é preciso estabilizar a organização mental para absorver o conhecimento).
Para Piaget, o desenvolvimento da inteligência se dá por rupturas, denominados “estágios”, sendo classificados como “sensório motor” (inicia-se com o nascimento e permanece até os 18 meses de idade, elas se baseiam exclusivamente em percepções sensoriais