Diferenças e semelhanças de piaget, vygotsky e wallon
Falar de Piaget, Vygotsky e Wallon é nos remeter a teorias que até hoje ajudam a professores e pesquisadores sobre o processamento da inteligência, do aprendizado e de desenvolvimento.
Em relação a construção do conhecimento Jean Piaget em sua Teoria discorre que o conhecimento se dá a partir da relação do sujeito com o objeto dependendo do grau de desenvolvimento das suas estruturas cognitivas. Para Vygotsky que focou sua teoria na escola deixando claro os seguintes aspectos: Primeiro que o ser humano era um ser Filogenético, fazia parte de uma espécie; segundo que esse ser humano também era Ontogenético, nascia, crescia e morria; e que esse também era Microgenético, que por mais que sejam parecidos em alguns aspectos existem fatores genéticos individuais desse individuo. Não esquecendo que esse conhecimento se daria através da relação entre a cultura, o grupo social e o individuo , claro, não deixando de lado a maturação biológica.
Já para Wallon o desenvolvimento se dá também em estágios mas que são diferentes da Teoria Piagetiana. Wallon além de dar importância ao corpo da criança e a maturação biológica, considera importantíssima a emoção sendo a mesma fator principal em sua teoria, a observação é o método primordial, é a tentativa de entender o processo de desenvolvimento da criança e a sua relação com o meio em que vive, levando em conta os aspectos culturais, familiar e sociais .
A emoção, antes da linguagem, é o meio utilizado pelo recém–nascido para estabelecer uma relação com o mundo humano. Gradativamente, os movimentos de expressão, primeiramente fisiológica, evoluem até se tornarem comportamentos afetivos mais complexos, nos quais a emoção, aos poucos, cede terreno aos sentimentos e depois às atividades intelectuais.”
Se tratando de estágios, tanto Piaget como Wallon discorreram sobre o assunto. Na teoria de Piaget os estágios se dividem em 4 são eles: sensório motor, onde o bebê começa a