Tabagismo, alcoolismo, drogas em geral.
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por câncer no Brasil, 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por derrame cerebral. No Brasil, estima-se que cerca de 290 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. A proporção de fumantes no país é de 23,9% da população.
Para muitas pessoas é um ritual cotidiano. Fumar é um ato quase reflexo, que consideram estimulantes e necessários. No Brasil, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, o cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência. Mais poucos sabem que entre estas 4.700 substâncias tóxicas, está o arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Além dos danos à saúde dos seres humanos imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta. Compartilhe dia 29 de agosto dia Nacional de Combate ao Fumo.
Alcoolismo
O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo do álcool, ao ponto que interfira com a vida da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de drogas combinados. Apesar do desconhecimento