naila e val
No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos). A afetividade consiste na força exercida por esses fenômenos no caráter de um indivíduo. A afetividade tem um papel crucial no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando profundamente o crescimento cognitivo..
INTRODUÇÂO
A escolha do tema “Uma breve visão sobre a afetividade nas teorias de Wallon,
Vygotsky e Piaget” no presente trabalho deve-se principalmente ao fato de termos necessidade de garantir um aprendizado com um maior nível de qualidade no país, com isso a investigação do trabalho é verificar se existem meios mais adequados para lecionar nas escolas de forma que os discentes realmente entendam a matéria a fim de poderem discutir sobre o assunto, sem decorar o conteúdo exposto.
Nota-se que muitos alunos apenas decoram, memorizam o que será abordado nas provas e outras avaliações, de forma que eles esquecem após o termino das mesmas. Observa-se também durante os estágios obrigatórios do curso de licenciatura que muitos alunos apenas pensam em copiar a matéria que o professor expõe na lousa, de forma a reclamar caso o docente não decida escrever e apenas explicar o conteúdo com as próprias palavras.
Assim se verifica uma grande necessidade de estudar métodos que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como analisar o papel da afetividade estabelecida entre o professor e seus educandos no processo de ensino e aprendizagem, de uma maneira que o aluno realmente entenda o que ele escreve sobre a matéria, de maneira que ele interaja com o professor e com o conteúdo abordado podendo até correlaciona-lo com o seu cotidiano. Tendo em vista este problema resolveu-se analisar a forma como os