Estratégia para ultrapassar a Toyota
REPORTER: Sabemos que o ramo de produção automobilística é extremamente competitivo e gostaríamos de saber se vocês têm interesse em ocupar o primeiro lugar no Market Share e como farão isso:
RUBENS: A Toyota é hoje umas das empresas mais admiradas do mundo, não só do ramo automobilístico, mas é referência e um belo exemplo para empresas de todos os segmentos.
Seu sucesso em vendas, qualidade, produção enxuta e imagem tem sido por décadas um modelo reproduzido por várias empresas, especialmente concorrentes. Para nós, isso não é diferente, nosso objetivo é a longo prazo alcançar e ultrapassar a Toyota não somente na quantidade de vendas, mas também na satisfação de nossos clientes. Para isso, teremos que investir no que hoje é a principal característica da Toyota, a qualidade.
Sabemos que a Toyota já investiu tempo e muito dinheiro para chegar ao modelo que eles possuem hoje e estão conduzindo perspicazmente a liderança mundial na produção de veículos. Assim como em uma corrida automobilística, estamos aproveitando as técnicas da Toyota correndo exatamente atrás, aproveitando o traçado e todas as técnicas de condução, enquanto a Toyota segue com toda sua competência, estamos estudando suas técnicas, reproduzindo, investindo alto para que em um momento de vacilo ou de inspiração nossa possamos ultrapassá-la.
Seria uma imprudência muito grande a nossa tentar desenvolver um modelo de gestão e produção totalmente novo, mas estamos buscando o mesmo nível de qualidade da Toyota. Os recursos que usaríamos para criar um novo modelo, estamos investindo para replicar o modelo da Toyota e principalmente encontrar diferenciais que nos tornem ainda melhores do que eles. A ideia é, economizar o dinheiro que a Toyota já