Administracao
O trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre a importância do planejamento das empresas, seja ela grande ou pequena. Demonstra de forma simples e eficaz a aplicação de um plano estratégico em uma empresa. Dividindo a empresa em departamentos e níveis de responsabilidade, onde cada um tem que fazer sua parte para a empresa conseguir o objetivo final traçado no inicio do plano. O gestor tem que acompanhar todos os processos e ser flexível para se preciso mudar seu plano. Expõem três casos distintos de planejamento. Palavra-chave: Planejamento; Estratégia; Metas.
1 INTRODUÇÃO
De acordo com o site IEF (2007), 90% das pequenas empresas fecham as portas no primeiro ano de vida. Os empresários se justificam dizendo que a carga tributaria é alta, ou a economia está ruim. Mas o principal motivo é a falta de planejamento. As empresas até planejam antes de abrir as portas, mas depois não o fazem mais. Ao contrário das pequenas, as grandes empresas definem metas e objetivos. Traçam planos estratégicos de longo prazo, e distribuem obrigações para todos os departamentos da empresa, com níveis de responsabilidades diferentes. Alem disso fazem uma análise dos ambientes internos e externos para uma melhor aplicação do planejamento e fazem uma análise de seus objetivos estratégicos. O tempo da aplicação do planejamento pode variar de empresa para empresa, em uma pode se ter o objetivo alcançado em cinco anos em outras pode levar décadas. Mas com um amplo conhecimento do gestor sobre sua equipe e seus objetivos, ambas podem alcançar o sucesso.
2 O PROCESSO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento, para Andrade (2002), pode ser conceituado como um processo racional, sistemático, e flexível para a tomada de decisões, o alcance de objetivos e a direção para um futuro desejado. Pode-se dizer que se trata de um processo racional porque o mesmo é constituído por uma seqüência de etapas, organizadas para um determinado fim. É sistemático, pois as etapas