PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância
FILIPE CORREIA LIMA
GRUPO: 39
RESUMO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Paracambi
2014
RESUMO DAS PRINICIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem é um complexo processo de mudança de comportamento do indivíduo. Ela ocorre como advento da relação dialógica do indivíduo com o meio e por isto mesmo depende de elementos externos e internos como a cognição, a relação interpessoal, a motivação. Para que a aprendizagem ocorra o indivíduo precisa interagir, se comunicar e assim construir seu conhecimento de forma autônoma.
Muitas teorias têm tentado explicar este fenômeno ao longo da história; algumas conflitivas entre si, outras se completando e outras encontrando muitos pontos em consonância. Dentre as teorias clássicas da aprendizagem destacamos três que são elencadas no texto de básico da disciplinao ou melhor, a aprendizagem sob três aspectos: behaviorismo, cognitivismo e construtivismo. O behaviorismo dá ênfase à mudança de comportamento através do condicionamento provocado por estímulo, dos quais se espera uma resposta. O cognitivismo se baseia no processo do pensamento, através do que é observado o novo comportamento esperado. A aprendizagem segundo o cognitivismo baseia-se na transmissão do processo de pensamento. “O psicólogo do estímulo-resposta prefere olhar para a história passada daquele que aprende para encontrar a solução, enquanto o psicólogo cognitivo, de preferência olha para a estrutura cognitiva” (HILGARD, 1996 apud MARTINEZ, 2006).
O construtivismo baseia-se na idéia de que todos os indivíduos controem seus conhecimentos através da interação e da sua perspectiva de mundo, somadas à suas experiências pessoais. Esta concepção leva o aluno a pensar e aprender e este aprender se concentra na