Resenha Critica
Área das Ciências Sociais Aplicadas: Curso de Direito
Componente Curricular: História das Instituições Jurídicas
Professor: Tiago Diersmann
Acadêmico: Jeferson Dambrós
Joaçaba- 21/10/2014
Fundamento de História do Direito (Antonio Carlos Wolkmer) – 3ª edição Capítulo 9: Aspectos históricos, políticos e legais da inquisição
1 - Introdução
Pode-se dizer, de forma segura, que o fenômeno da Inquisição é um dos fatos históricos mais controvertidos entre os estudiosos do período em que ela se desenvolveu.
Inicialmente, a grande cruzada religiosa empreendida pela Igreja Católica contra os hereges, nos séculos XII e XIII - a denominada Inquisição Medieval -, também é sinônimo da grande caça às bruxas e hereges que ocorreu principalmente entre os séculos XV e XVII em toda a Europa Ocidental
De como foi possível o seu surgimento e os seus objetivos. A análise do contexto social, bem como dos aspectos políticos que embasaram a união do poder espiritual ao poder temporal na caça aos hereges. Novas regras para o processo, que lhe conferiram feição inquisitória, aliadas à reintrodução da tortura como meio de extrair a confissão.
2. Aspectos históricos e políticos
A religião pregada por Cristo impôs-se ao Império Romano, tomando-o cristão. O cristianismo intitulava-se a única religião verdadeira para a universalidade dos homens, mas a Igreja só começou a desempenhar um papel importante na vida política e social do Império Romano em 313 d.C.. Pouco tempo transcorreu até o cristianismo tomar-se a religião oficial do Estado, transformando a Igreja em uma de suas principais instituições.
Foi no período da Baixa Idade Média que o poder eclesiástico atingiu o seu auge. Nesse período é que teve início a Inquisição, criada para combater toda e qualquer forma de contestação aos princípios da Igreja Católica.
Heresia atinge qualquer atividade ou manifestação contrária ao que havia sido definido pela Igreja em matéria de fé.