Corioretinite
O que é:
É o termo médico para uma inflamação da retina e da coróide. O curso da doença pode se desenvolver de quase nenhum desenvolvimento da doença até a completa cegueira através da degeneração da retina.
Sintomas:
A visão fica turva e diminuída, podendo levar a cegueira.
Tratamento:
É à base de sulfa e pirimetamina. Cortisona pode também ser indicada para reduzir a inflamação. Não tratada adequadamente, a coriorretinite pode levar à perda parcial ou total da visão.
Diagnostico:
Baseia-se na detecção do parasita ou de seu DNA no líquido intraocular; ou então pela detecção de anticorpos específicos no olho.
Queraconjutivite
O que é:
É uma doença vírica aguda do olho, causada por Adenovírus.
Sintomas:
Visão enevoada, podendo ser concomitante com ligeira hipertermia, cefaleias, mal-estar geral e linfo adenopatia pré-auricular, pequenos infiltrados subepiteliais na córnea. Nos casos mais graves, podem existir cicatrizes permanentes.
Causas:
Causada por Adenovírus, a transmissão realizada através do contato direto com as secreções do olho de uma pessoa infectada e indiretamente através de superfícies, instrumentos ou soluções contaminadas.
Tratamento:
Não se realiza tratamento específico durante a fase aguda. Quando as opacidades residuais interferem com a capacidade laboral, corticosteróides tópicos poderão ser administrados por um oftalmologista.
Diagnóstico:
É confirmado com a detecção do vírus em culturas celulares inoculados com esfregaços conjuntivais.
Relação com o trabalho:
Os fungicidas do grupo dietilditiocarbamato ,pode contribuir para o desenvolvimento da doença nas relações de trabalho.
Queratite
O que é: é uma inflamação da córnea, por vezes estendida à conjuntiva (queratoconjuntivite).
Sintomas:
Manifesta-se através de dor, vermelhidão no olho, incómodo devido à luz, sensação de secura, injetados de sangue e a visão pode ser ligeiramente nebulosa.
Tratamento:
Caso seja provocada por um processo