Globalização
O cineasta brasileiro Silvio Tendler, mostra através do documentário “Globalização: o mundo global visto do lado de cá” a visão a respeito do assunto do intelectual e geógrafo Milton Santos, demonstrando a globalização e suas conseqüências, desde a época da colonização até os dias atuais.
O documentário mostra como no período de colonização, a exploração das novas terras com o intuito de geração de riquezas, os colonizadores exploravam as terras, dizimavam os seus habitantes destruindo culturas e povos.
No fim do século XX, vemos a diferença entre os hemisférios norte e sul. O aumento do capitalismo causou o aumento de revoluções, aumento das diferenças sociais, onde cada vez mais há o acúmulo de riquezas pelos mais ricos, e o aumento da pobreza e miséria de grande parte da população, aumentando assim o desemprego, a fome, a exclusão social, e causando a revolta de nações inteiras por melhorias na administração do governo e das políticas sociais. A falta de água potável, cada vez mais preocupante também causa alerta na população mundial, já que a grande massa capitalista insiste em comercializar esse bem natural e cada vez mais escasso.
A utilização da mídia para benefício das grandes empresas produtoras também é demonstrada no documentário, assim como a exploração de mão de obra quase escrava na produção de mercadorias, grande marcas mudaram suas fábricas para países onde a regulamentação de mão de obra é praticamente inexistente, produtos com custo de centenas de dólares, mostrando a visível exploração para produção de lucro.
Também vimos a utilização da tecnologia, populações isoladas utilizam dessas tecnologias para mostrar ao mundo suas culturas, necessidades, além de usar como forma de mostrar as invasões e mal uso de seus bens. Tribos indígenas, pequenas comunidades violentas e excluídas, assim como nações em grandes mudanças, utilizam a tecnologia para mostrar ao mundo sua realidade.
Estados