meio ambiente
a)- Qualquer indivíduo, ao longo da sua vida, sofre mudanças físicas, mentais e comportamentais. Essas mudanças ou desenvolvimentos, são feitos em estádios de diferenciação (estruturas com características próprias, ordenadas mais não estanques e adaptáveis a cada indivíduo). Existem várias teorias sobre o Desenvolvimento Humano e em todas se utilizam, o conceito de estádios (embora com outros nomes)
É a Psicologia do Desenvolvimento que mais estuda o Desenvolvimento Humano. Estuda todos os ciclos de vida no que diz respeito às evoluções psicológicas e biológicas e às relações entre indivíduo e meio A questão primordial do Desenvolvimento humano, é determinar, quais os factores (meio ambiente ou hereditariedade) que mais influenciam no desenvolvimento. Numa primeira abordagem (Arnold Gesell, abordagem Maturacionista, Nature), as características do Ser Humano, apenas dependem do seu código genético (inato, herança). Posteriormente (John Locke), determinou-se que seriam os factores do meio e a aprendizagem (Nurture, adquiridos), responsáveis pelo desenvolvimento. ctualmente defende-se, que o indivíduo é uma unidade biopsicosocial, e que a sua evolução é influenciada por factores quer inatos (genética) quer adquiridos (cultura, maturacionais, ambientais e aprendizagem) que interagem entre si para estruturarem o ser humano.
As Teorias explicativas do desenvolvimento humano são:-Psicanalistas: Segundo, Sigmund Freud, o desenvolvimento humano, é devido ao desenvolvimento da sexualidade através de 5 estádios (desde o nascimento até à puberdade, nos quais a zona erógena assume um papel principal). Em cada estádio, existem pulsões sexuais, que induzem determinados comportamentos e afectos. O desenvolvimento teria pois uma natureza Libidinal. Segundo Erickson, existem 8 estádios de