A contribuição de luiz gama para o direito
Curso didática e Metodologia do Ensino Superior-UMC-Pós
Profº M.S. Isaac vitório Correia Ferraz
Aluno:Edmilson Pereira da Silva
Tema: A Contribuição da obra de LUIZ GAMA no curso de Direito.
Principais obras:
Qual a idéia defendida:
Como foi utilizado:
Contribuição de Luiz gama:
Luiz Gama foi poeta lírico e satírico, advogado e jornalista comprometido com causas sociais no seu tempo.Um menino baiano, filho de um fidalgo português com uma africana rebelde, foi vendido como escravo pelo pai, reconquistou a liberdade, serviu ao exército, trabalhou como escrevente de polícia, foi impedido (pela cor) de cursar a faculdade, mas ainda assim tornou-se poeta, jornalista e advogado. Embora sem diploma e anel, conseguiu resgatar 500 negros da escravidão em pleno Brasil imperial. Esse menino existiu, chamava-se Luiz Gama ,suas contribuições são enormes tanto para as causas da abolição e da proclamação da república, quanto para a história do próprio direito brasileiro,inteferindo diretamente no panorama do funcionamento do judiciário durante o segundo império ,o qual está comprovado por farta documentação apurada ao longo desta pesquisa sobre a vida de Gama.
Durante as pesquisas foram encontrados vários pedidos de habeas corpus impetrados pelo chamado “apóstolo negro da abolição” em defesa dos cativos que batiam à sua porta pedindo ajuda; trechos dos seus discursos em defesa daqueles que por revolta tinham assassinado os senhores – ficou famosa a frase em que afirmava “Perante o Direito, é justificável o crime do escravo perpetrado na pessoa do senhor” -, os embates ideológicos em reuniões do partido republicano, a amizade com Castro Alves e Rui Barbosa, mais fotos e gravuras; além de cronologia e dos dados biográficos e sobre a escravidão no império de D. Pedro II.
Principais obras:
Como advogado, sem diploma,Luiz Gama libertou mais de 500 escravos, gratuitamente. Também foi um “jornalista nato, de grandes recursos intelectuais, pena