Resumo sobre citogenetica
Citogenética é o ramo da genética destinado ao estudo dos cromossomos em geral, estuda a sua quantidade, estrutura, função e comportamento em relação a herança.
Os cromossomos são compostos por DNA, RNA e proteínas, e são melhor visualizados na metáfase, que é uma das fases da divisão celular.
Em 1956, foram desenvolvidos técnicas efetivas de análises cromossômicas e estabelecido que o número normal de cromossomos é 46, constituindo 23 pares. A palavra cromossomo significa ‘’cromo: coloração em resposta a corante’’ e ‘’somo: corpo’’, isso se deve a sua descoberta, de acordo com os estudos feitos na época, quando era adicionado corante no interior da célula os cromossomos se destacavam, por isso lhe foi retribuído o nome, a maior parte dos estudos estão relacionados a eucariotos. Para se ter um melhor estudo sobre o cromossomo este precisa estar em estado metafasico, ou seja, duplicado, para que isso ocorra é preciso o uso da colchicina, ela impede que os microtubulos sejam formados e desfaçam as cromátides irmãs. Além da citogenética convencional existe também a citogenética molecular, muito mais especifica que a normal, a molecular estuda os genes, marcando com material fluorescente os genes em especifico. Existem inúmeras aplicações da citogenética na biotecnologia, dentre todas podemos citar o estudo taxonômico, este estuda como os organismos podem ser agrupados. A caracterização de germoplasmas, que estuda o banco genético de uma espécie, estudo dos cromossomos e saber seu comportamento. O melhoramento de plantas também pode ser citado, além de analises clinicas que determina síndromes e também pode ser usado no tratamento de tumores.