FGV online
Módulo: 2
Atividade: Correntes do pensamento economico
Título: Escolas Economicas
Aluno:
Disciplina: Economia
Turma: 112 SP
Introdução
Vou apresentar neste trabalho as ligações entre as grandes teorias da economia, escolas Clássica, Neoclássico, Keynesiana e Liberal serão sitadas e comparadas ao decorrer do trabalho. Veja abaixo uma breve definição do que é economia:
A palavra economia pode-se definir como a ciência que estuda como as sociedades usam os recursos escassos e os processos de produção, a troca ou intercâmbio e consumo de bens e de serviços. O que quer dizer é que estuda o comportamento humano que deriva da relação existente entre as necessidades humanas e os recursos disponíveis que se precisam para satisfazê-las. Esta ciência ao estudar o comportamento humano e os recursos está relacionada com a ciência política geral das nações e, sobre tudo, à vida das pessoas.
Características principais da Escola Clássica
Essa Escola nasce em base do Iluminismo, com idéias de pensadores como Jonh Locke:
“Embora a terra e todas as criaturas inferiores sejam comuns a todos os homens, cada homem tem uma propriedade em sua própria pessoa; a esta ninguém tem direito senão ele mesmo. O trabalho de seu corpo e a obra de suas mãos, pode dizer-se, são propriamente dele. Seja o que for que ele retire do estado que a natureza lhe forneceu e no qual deixou, fica-lhe misturado ao próprio trabalho, juntando-se-lhe algo que lhe pertence, e, por isso mesmo, tornando-se propriedade dele.”
Assim nascia a idéia da propriedade privada. Na sequencia do Iluminismo de Locke temos os Fisiocratas e os Liberalistas, os Fisiocratas usam a terra como sua principal fonte de riquesa, acreditavam que as riquesas não deveriam se manter apenas no acumulo de metais preciosos e eram contrários as idéias mercantilistas; já os liberalistas acreditavam na restrição das importações e estímulo as exportações, em uma economia que fosse focada no