Doenças de Notificação Compulsória
RAIANA ENZ
DOENÇAS DE NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS: BOTULISMO, CÓLERA, DENGUE, DIFTERIA E COQUELUCHE.
COLÍDER-MT
2015
RAIANA ENZ
DOENÇAS DE NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS: BOTULISMO, CÓLERA, DENGUE, DIFTERIA E COQUELUCHE.
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em farmácia da Faculdade de Colíder-FACIDER com requisito de aprovação na disciplina de Saúde Pública Prof (ª) Patrícia Mistura.
COLÍDER-MT
2015
BOTULISMO
CONCEITO: É uma doença não contagiosa, sua ação se da através de uma neurotoxina potente. Apresenta-se em três formas: Botulismo alimentar, Botulismo por ferimentos e Botulismo intestinal.
AGENTE ETIOLOGICO:
O agente etiológico, ou seja o causador da doença, é o Clostridium botulinum, é um bacilo gram positivo, anaeróbio, esporulado, e é capaz de produzir oito tipos de toxinas, das quais quatro são patogênicas para o homem, que são as dos tipos A,B,E,F, onde as mais comuns são a A e B.
DIAGNOSTICO:
O diagnostico é laboratorial, e se da através de analises bromatologicas (casos de Botulismo alimentar), nos casos de Botulismo por ferimento e Botulismo intestinal, faz-se o isolamento do Clostridium botulinum por meio de cultura das amostras. A técnica mais comum é a detecção da toxina botulínica por meio de bioensaio em camundongos. Em geral deve-se coletar soro e fezes de todos os pacientes suspeitos da doença.
COMPLICAÇÔES:
Desidratação e pneumonia por aspiração, antes mesmo da suspeita de Botulismo. Já em ambiente hospitalar infecções respiratórias devido ao longo tempo de exposição pela assistência respiratória dos aparelhos.
TRATAMENTO:
O tratamento deve ser realizado em UTI (unidade de tratamento intensivo), conduzido por duas ações: Tratamento de suporte, onde há monitoração cardiorrespiratória, e o Tratamento especifico, o