resumo recursos humanos
Pode se referir ao ambiente dentro de um departamento ou de uma empresa inteira e pode ser percebido psicologicamente.
O clima organizacional depende das condições econômicas da empresa, da estrutura organizacional, da cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do preparo e treinamento da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e remuneração da equipe, etc. Esses fatores, chamados de variáveis de entrada do sistema, influenciam a motivação das pessoas provocando diferentes níveis de satisfação, de produtividade e de estímulos (variáveis dependentes) que produzem o resultado final em termos de eficiência e eficácia (qualidade do trabalho).
O clima na empresa deve ser de motivação. O ambiente de trabalho deve oferecer aspectos motivacionais para os trabalhadores, quando favorável o clima pode proporciona satisfação das necessidades pessoais e quando desfavorável provoca frustração nos indivíduos e suas necessidade. No sentido de satisfazer suas necessidades e manter um equilíbrio emocional, os seres humanos estão continuamente engajados no ajustamento da satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, mas também à de pertencer a um grupo social. O clima organizacional é favorável quando as necessidades pessoais dos integrantes é satisfeita e isso produz uma elevação moral dos funcionários, e fica negativo quando as empresas causam frustração quanto as necessidades.
O clima organizacional varia desde um clima favorável e saudável até um clima desfavorável e negativo. O gerente tem plenas condições de alterar e melhorar o clima organizacional do seu departamento ou da sua equipe de trabalho, seja intervindo nos elementos que compõem, seja atuando nas variáveis dependentes que produzem resultados na organização.
O clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho.
Existem três fatores que contribuem para um clima organizacional positivo, e são eles:
Equidade