Esteres e flavorizantes
Disciplina:Química
ESTERIFICAÇÃO E FLAVORIZANTES
Professor: Paulo César dos Santos
Data de realização do experimento: Turma:3°M02 Nota:
Aluno: Douglas N. Silva Uso do Professor: Aluno: Lucas Vicente Uso do Professor: Aluno: Renato Silva Uso do Professor: Nova Venécia - ES, Setembro de 2014
Escola Estadual de Ensino Médio ´´ Dom Daniel Comboni ´´
ESTERIFICAÇÃO E FLAVORIZANTES
Trabalho realizado a disciplina de Química para obtenção de nota parcial referente ao 3º trimestre da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni. Orientado pelo professor Paulo César dos Santos. Realizado pelos alunos:, Douglas Nascimento Silva, Lucas Vicente e Renato Silva.
Nova Venécia - ES, Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Flavorizante é uma substância que intensifica o sabor e algumas vezes o aroma dos alimentos. Muitos dos alimentos que consumimos possuem esse tipo de substância, que faz com que acreditemos que estamos ingerindo determinado alimento, quando na realidade não estamos.
Esses flavorizantes podem ser naturais ou sintéticas, de modo que vão produzir um gosto diferenciado do alimento. O que formam os flavorizantes são compostos orgânicos chamados ésteres, que tem a características de serem voláteis e solúveis em água, por isso muito utilizados.
Essa palavra tem origem inglesa, flavor significa“aroma” e “sabor” ao mesmo tempo.
Apesar do funcionamento desses dois sentidos (paladar e olfato) estar ligado a causas diferentes (o sabor está ligado às papilas gustativas e o aroma às células específicas da narina), eles agem em conjunto. Por exemplo, você já percebeu que só de sentir o cheiro de uma comida, já ficamos com “água na boca”, ou quando estamos com o “nariz entupido” por causa de algum resfriado, o sabor dos alimentos fica menos intenso?
Isso nos mostra que o sabor e o aroma estão interligados.
Ao produzir alimentos artificiais como doces, balas, chicletes, refrigerantes, sucos, balas, sorvetes,