Flavorizantes
Neste trabalho iremos apresentar, um pouco sobre aditivos alimentares que são substâncias utilizadas para conservar e melhorar a qualidade dos alimentos e sempre estiveram presentes nos mesmos, já que mesmo sem consciência científica, os aditivos vem sendo cada vez mais empregados, já que a ciência vem descobrindo novas funções que podem ser empregadas de acordo com as necessidades. Os aditivos vem sendo cada vez mais empregados, já que a ciência vem descobrindo novas funções que podem ser empregadas de acordo com as necessidades. Em especial falaremos sobre os Flavorizantes.
Ésteres:
Ésteres são compostos orgânicos produzidos através da reação química denominada de esterificação: ácido carboxílico e álcool reagem entre si e os produtos da reação são éster e água. Existem três classificações para os ésteres, eles podem se encontrar na forma de essências, óleos ou ceras, dependendo da reação e dos reagentes.
Flavorizantes:
Segundo a definição dada pela Legislação Brasileira (Resolução nº 104, de 14 de maio de 1999 da ANVISA), flavorizantes são:
“Substâncias ou misturas de substâncias com propriedades odoríferas e/ou sápidas, capazes de conferir ou intensificar o aroma e/ou sabor dos alimentos. Excluem-se dessa definição os produtos que conferem exclusivamente sabor doce, salgado ou ácido; e as substâncias alimentícias ou produtos normalmente consumidos como tal, com ou sem reconstituição”,
Ou seja, é qualquer substância que confere ou intensifica o sabor e o aroma dos alimentos, podem ser naturais ou sintéticas.
* Naturais: (óleos essenciais extraídos de plantas e sabores naturais de frutas)
*Artificial: álcoois aromáticos, aldeídos, bálsamos, fenóis, terpenos, precisam ser testados por questões de segurança. Por isso é considerados mais confiáveis.
Vantagens:
*A vantagem para o consumidor, é que flavorizantes são sem dúvida, essenciais para o consumo das pessoas, pois esses