Flavorizantes
• Existe uma certa imprecisão quantos aos dois termos, já que o flavorizante está relacionado ao sabor("flavour" em inglês é sabor daí o nome flavorizante) e o aromatzante ao cheiro, porém estão interligados em todos os alimentos. Eles são muito importantes porque formam as característcas dos alimentos, pois o que seria de uma comida sem seu cheiro ou sabor.
• Eles são usados freqüentemente para mudar, mascarar, preservar e melhorar o sabor/aroma dos alimentos, isto fica mais evidente nos sucos, já que todos tem a mesma base porém sabores diferentes graças ao uso destes.
Na fabricação dos alimentos industrializados é muito comum o uso de produtos químicos. Esses produtos na maioria das vezes não fazem bem para a saúde de quem os consome com freqüência. As substâncias químicas são usadas para melhorar o sabor, o cheiro e a cor fazendo eles mais atratvos para o público e também facilitam o armazenamento, pois esses produtos químicos ajudam em seu prazo de validade.
Os produtos químicos encontrados com maior freqüência nos alimentos industrializados são:
Corantes
Aromatzantes
Conservantes
Antoxidantes
Estabilizantes
Acidulantes
Os tipos
Existem dois tpos de aromatzantes: Os artifciais e os naturais.
• Os aromas artifciais são desenvolvidos minuciosamente para se identficarem ao máximo com os naturais. Muitas vezes se pode distnguir as diferenças quando avaliados com cuidado, mas em geral esses desempenham muito bem o seu papel. Os aromatzantes artficiais são mais utlizados nos alimentos por terem menor custo e alto poder aromatzante. • Os aromas naturais são definidos por apresentarem aromas em seu estado original e são obtdas por métodos físicos. Exemplos de aromas naturais são especiarias como a baunilha, o açafrão, o orégano e até mesmo o cravo.
A composição
A composição de um aroma está longe de ser simples reação entre carga aromátca, solventes e outros aditvos.
• As substâncias