RESUMO recursos humanos
A avaliação de desempenho uma das ferramentas mais poderosas para a empresa manter e aumentar a produtividade facilita o cumprimento de metas estratégicas. Serve diversas funções na organização e é reforçada pela estratégia e pela cultura organizacional. Na maioria dos casos, medir o desempenho é uma tarefa difícil e complexa e, não há sistemas de avaliação que trabalha perfeitamente. Perguntas importantes que a organização deve se questionar é (1) para que serve, (2) qual os valores da organização e (3) como fazer uma avaliação.
Isto é, a avaliação de desempenho é um processo que geralmente é realizado anualmente por um supervisor, em relação à um subordinado, e que é projetado para ajudar os empregados a entender suas funções, seus objetivos, suas expectativas e o sucesso de seu desempenho. A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas podem realizar o melhor de suas habilidades. É um complexo sistema de trabalho que se inicia quando um trabalho é definido.
As diversas funções da avaliação de desempenho
À primeira vista, pode parecer que as avaliações de desempenho são empregadas para um objetivo bastante especifico – avaliar quem está fazendo um bom trabalho (ou não). Na realidade, as avaliações de desempenho são uma das ferramentas mais versáteis de que os gerentes dispõem. Elas servem a vários propósitos que beneficiam tanto a empresa quanto o funcionário cujo desempenho está sendo avaliado. Em geral os usos são administrativos ou de desempenho.
Os motivos para realizar uma avaliação de desempenho incluem:
1. Melhorar o “job matching” /Aprimorar adaptação à função. funcionários devem ter responsabilidades e atividades baseado em suas habilidades e capacidades. Portanto, com a avaliação os avaliadores conseguem ter um senso do que um funcionário consegue fazer ou não e quão bem eles o fazem.
2. Comunicar os valores e objetivos da organização. Os indivíduos na maioria das vezes tem