Resumo Administração Recursos Humanos
A Administração de Recursos Humanos representa todo o esforço para atrair profissionais do mercado de trabalho, prepará-los, adaptá-los, desenvolvê-los e incorporá-los de forma permanente ao esforço produtivo e utilizar adequadamente o profissional que uma organização necessita. É a função de planejar, coordenar e controlar a obtenção da mão de obra necessária à organização.
Mas hoje em dia a área de recursos humanos está sofrendo um redirecionamento: as organizações devem ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades e autoconfiança necessárias para um ambiente em mutação.
As organizações precisam ser rápidas, ágeis, eficazes em custo e, sobretudo, expeditas. Portanto, as organizações devem possuir recursos, conhecimentos, habilidade, competências e, acima de tudo, pessoas que incorporem essas novas características.
Em algumas organizações, a ARH é um órgão de assessoria da presidência, prestando-lhe consultoria e serviços de staff. O departamento de RH está vinculado à presidência da organização: todas as políticas e procedimentos elaborados e desenvolvidos pelo órgão de ARH necessitam do aval e da comunicação da presidência para sua implementação na organização.
Os objetivos da ARH derivam dos objetivos da organização inteira. Toda organização tem como um de seus principais objetivos a criação e distribuição de algum produto (como um bem de produção e consumo) ou de algum serviço (como uma atividade especializada). Ao lado dos objetivos organizacionais, a ARH deve considerar os objetivos pessoais dos participantes.
Assim, o papel da ARH deixa de ser a simples manutenção do status quo para se transformar gradativamente na área capaz de criar organizações melhores, mais rápidas, proativas e competitivas. Desta maneira, o conceito de RH ou gestão de pessoas é considerado como a função que permite a colaboração eficaz das pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.
RECRUTAMENTO
O recrutamento é feito