RESUMO - OAB
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, em substituição à Liga das Nações. Também chamada de Nações Unidas (NU), organização internacional objetiva facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, a segurança internacional, o desenvolvimento econômico, o progresso social, os direitos humanos e a paz mundial, detendo guerras entre países e fornecendo uma plataforma para o dialogo.
A ONU conta, atualmente, com 193 países-membros, os quais a financiam com contribuições voluntárias, e suas agências especializadas promovem reuniões regulares ao longo do ano para decidir acerca de questões dessubstantivas e administrativas. Além do mais, conta com instâncias administrativas. Dentre as mais importantes estão a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, O Conselho Econômico e Social, o Secretariado e o Tribunal Internacional de Justiça. Existem ainda os órgãos complementares das demais agências do Sistema das Nações Unidas, tais quais a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O Sul-coreano Ban Ki-moon ocupa o cargo de Secretário-Geral da ONU, o mais visível dentre todos, desde 2007. As línguas oficiais da organização são o árabe, o chinês, o inglês, o francês, o russo e o espanhol.
A história da ONU começa com o fracasso da Liga das Nações, existente entre 1919 e 1946. Entretanto, os primeiros planos concretos para a formação de uma nova organização mundial surgiram em 1939, sob a égide do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
Em 1º de janeiro de 1942, em Washington, pela primeira vez, Wisnton Churchill e Franklin D. Roosevelt usaram o termo “Nações Unidas”, quando a Carta do Atlântico foi assinada por 26 governos, que comprometeram-se a continuar o esforço de guerra.
Já em 1945 aconteceu em São Francisco (EUA) a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a