administracao dos recursos patrimoniais
Pode-se definir logística como sendo a junção de quatro atividades básicas: as de aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos.
A administração de Materiais é bem mais abrangente do que a Logística, tendo em vista que, tradicionalmente, a Logística trata da movimentação e armazenagem de produtos, o que seria apenas um pedaço do que engloba a Administração de Materiais. Já esta outra é responsável pela gestão de todo o processo de abastecimento e movimentação de recursos utilizados nos processos de produção, administração e entrega final.
.ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
O conceito de se ter um departamento responsável pelo fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o consumidor, é relativamente novo. Embora muitas empresas tenham adotado esse tipo de organização, há ainda diversas que não o fizeram. Se as empresas desejam minimizar seus custos totais nessa área e prover melhor nível de serviços ao cliente, devem agir desse modo.
O nome geralmente dado a essa função é administração de materiais. Outros nomes incluem planejamento e controle da distribuição e administração da logística.
Administração de materiais é uma função coordenadora responsável pelo planejamento e controle do fluxo de materiais. Ela pode fazer muito para melhorar os lucros de uma empresa.
Objetivos básicos: Suprir os diversos setores da empresa com os materiais de que necessitam com a qualidade requerida, na quantidade correta, no instante adequado e no local apropriado ao mínimo custo.
Objetivos específicos:
• Minimizar o investimento em estoques.
• Prever necessidades e disponibilidades de materiais, assim como as condições de mercado.
• Manter contato permanente com fornecedores, tanto atuais como em potencial, verificando preços, qualidade e outros fatores que tenham influência no material e nas condições de fornecimento.
• Pesquisar continuamente novos materiais,