Histologia
Tem como funções básicas o revestimento externo e das cavidades internas, proteção contra: desidratação, contágio bacteriano, fungos e viral, regulação térmica, absorção de nutrientes e oxigênio.
Este tecido é avascular e é irrigados por difusão de tecidos subjacentes ° Epitélio Simples Cúbico: É encontrado em locais onde ocorre à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal.
° Epitélio Simples Pavimentoso: Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocas gasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos.
° Epitélio Simples Colunar: Encontrado em grande parte no aparelho digestivo, revestindo o estômago, intestino delgado e intestino grosso, como também reveste outros órgãos como a vesícula biliar, etc.
° Pseudo-Estratificado: Neste tecido há a impressão de haverem diversas camadas mas apresenta uma única camada com tamanhos diferentes. Este tipo de epitélio é encontrado na traquéia, fossas nasais e brônquios, e as células possuem cílios bem desenvolvidos, que tem a função de remoção de partículas estranhas oriundas do ar. Em indivíduos fumantes estes cílios perdem sua capacidade de funcionar corretamente.
° Epitélio Estratificado Pavimentoso: Neste tecido há um camada superficial de queratina (pele) mas reveste outras áreas sem a presença da queratina ( esôfago).
° Epitélio Estratificado cúbico: O tecido possui diversas camada do epitélio cúbico.
° Epitélio Estratificado colunar: Varias camadas de epitélio colunar
B. Epitélios Glandulares ( Glândulas exócrinas salivares)
As glândulas são invaginações do tecido epitelial de revestimento.
A glândula exócrina possui uma porção condutora ou “ducto” e uma porção secretora ou adenômero. Exemplos de glândulas exócrinas: glândula parótida, glândula submandibular, glândula sublingual e glândula sebácea.
Estas glândulas secretam para o exterior do corpo, saliva ou gordura pelos seus ductos