Histologia
HISTOLOGIA
Prfª Eduarda Schultze
Greice Monks Neves 8815315555 3º sem
Alessandra C. Ferraz 8823384217 2º sem
Pelotas, Março 2015.
SUMÁRIO
Introdução à histologia________________________________03
Métodos de coloração e conservação______________________________04
Exemplos de coloração (fig.)____________________________________05
Manuseio de microscópio e precessamento de lâminas_________________________________06
Lâminas microscópicas (fig.)____________________________________08
Referencias bibliográficas__________________09
HISTOLOGIA
INTODUÇÃO A HISTOLOGIA
A histologia é a ciência que estuda as células no contexto da estrutura tecidual e a inter-relação delas com os constituintes da matriz extracelular. A histotécnologia proporciona o entendimento dos fundamentos técnicos para a análise dos elementos teciduais, normais ou patológicos, isto È, suas células e os elementos da matriz extracelular, abrangendo diversas técnicas histoquímica. Os procedimentos técnicos aplicados na histotécnologia incluem técnicas citoquímicas, histoquímica, imuno-histoquímicas, voltadas para a pesquisa científica e para o diagnóstico etológico, além de análises em nível de microscopia eletrônica.
É definida como sendo a ciência, parte da biologia, que estuda os tecidos. O termo histologia foi usado pela primeira vez em 1819 por Mayer, que aproveitou o termo “tecido” que Bichat (anatomista francês) instituiu, muito tempo antes (por volta de 1800), para descrever macroscopicamente as diferentes texturas encontradas por ele no corpo animal. Mayer fez a conjunção do termo histos = tecido e logos = estudo.
MÉTODOS DE COLORAÇÃO E CONSERVAÇÃO
É a técnica tintorial empregada para facilitar o estudo dos tecidos sob microscopia. A coloração é de importância fundamental em histologia, pois os tecidos não tratados têm pouca diferenciação óptica. As colorações de um modo geral se efetuam por processos físico-químicos ou puramente