Resumo neuro.
Hematoma extra-dural: quase sempre é a A meningea media que esta envolvida. Esse hematoma leva à HIC, tendo os seguintes sintomas: vomito em jato, cefaleia e edema de papila.
Aneurismas da carotida interna: comprime o nc XI, levando ao quadro de estrabismo convergente.
Fistulas carotido-cavernosas: leva à exoftalmia pulsatil
Granulaçoes aracnoideas: responsáveis pela absorção de liquor.
Hidrocefalia: traciona o n óptico. Sinal patognomonio: olhar do sol poente.
Comunicante: na produção ou na absorção de liquor.
Não-comunicante: obstrução no trajeto do liquor, que pode ser no: forame interventricular, aqueduto cerebral, aberturas medianas e laterais do IV ventrículo ou na incisura da tenda.
Hérnia do uncus: é causada pelo da pressão no compartimento supratentorial, que leva a protusao do uncus pela incisura da tenda. Isso leva à compressão do mesencéfalo. Sinal clinico: perda da conciencia e coma.
Hérnia de tonsila: é causada pela punção lombar, processo expansivo ou tumor na fossa posterior ou no cerebelo, causando a protusao das tonsilas pelo forame magno. Isso causa a compressão do bulbo, que lesão centro respiratório e vaso motor.
Capítulo 10: vascularização do SNC
Fatores que amortecem as ondas pulsateis das Aa no cerebelo: liquor, espessamento da túnica elástica interna das Aa cerebrais, existência dos espaços perivasculares contendo liquor, tortuosidade que apresentam as Aa corotidas internas e Aa vertebrais ao penetrar no crânio.
Hematoma extra-dural: rompimento da A meningea media
Hematoma sub-dural: ruptura da V cerebral
Exoftalmia pulsatil + ruídos de sístole: fistula carotido-cavernosa. Sangue arterial no seio caversono.
Ramos da A carótida interna: cerebral media, cerebral anteior, eftalmica, comunicante posterior e corioidea anteior.
A. cerebral media: passa no sulco lateral. Lesão: paralisia e da sensibilidade do lado oposto (exceto do MI) e distúrbios da linguagem.
A. cerebral