Resumo Dos Objetivos De Neuro
Os neurônios são células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com células efetuadoras, usando uma linguagem elétrica com modificações do potencial de membrana. Possuem três regiões: o corpo celular, que é o centro metabólico do neurônio, de tamanho e forma variáveis e que contém o núcleo, citoplasma e organelas; os dendritos, que são projeções curtas, de contorno irregular, responsáveis por receber estímulos, traduzindo-os em alterações do potencial de membrana; e os axônios, prolongamento longo e fino que se origina do corpo celular ou de um dendrito principal, é especializado em gerar e conduzir o potencial de ação, sendo a porção do neurônio que estabelece conexão com as células efetuadoras.
Fluxo do estímulo nervoso: DENDRITOS – CORPO CELULAR – AXÔNIO
Os neurônios são classificados quanto aos seus prolongamentos em: multipolares (vários dendritos e um axônio), bipolares (um dendrito e um axônio) e pseudo unipolares (cujo corpo celular está em um gânglio sensitivo, apresenta um único prolongamento que logo se divide em dois ramos na forma de um “T”, um perifério e um central).
Obs: o citoplasma dos neurônios também é chamado de pericário, no entanto, essa denominação também é utilizada na literatura fazendo referência ao corpo celular como um todo.
SINAPSES
Anatomicamente, precisa-se entender as sinapses como os locais de contato entre os neurônios.
CONCEITOS BÁSICOS
a) Substância cinzenta: tecido nervoso que possui principalmente corpos neuronais e axônios amielínicos, e também neuroglia.
b) Substância branca: tecido nervoso que possui principalmente axônios mielínicos, e também neuroglia.
c) Núcleo: é toda massa cinzenta no interior de substância branca, ou grupos de neurônios com a mesma função e morfologia.
d) Gânglio: grupo de corpos neuronais fora do SNC.
e) Nervo: grupo de axônios fora do SNC.
f) Córtex: camada de substância cinzenta na superfície do cérebro e cerebelo.
g) Tracto: conjunto (feixe) de fibras nervosas com