Resumo modelo piagetiano
Resumo e Abordagem dos conceitos do Texto "Modelo Piagetiano"
Disciplina: Psicologia da Educação I
Aluna: Nathália Souto
Curso: Pedagogia 2014.1
INTRODUÇÃO:
- Piaget precupou-se com os aspectos do conhecimento com o foco principal no estudo da natureza de seu desenvolvimento como também, e principalmente, no desenvolvimento intelectual da criança.
- A sua preocupação principal foi o "sujeito epistêmico", isto é, o estudo dos processos de pensamento que nascem desde a infância inicial até a idade adulta. Interessou-se no conhecimento do homem, definido como a espécia "homo sapiens".
- Piaget tinha uma visão interacioninsta, onde mostrava a criança e o homem num processo de interação constante com o objetivo de entender os mecanismos mentais usados em cada etapa da vida e assim, entender o mundo. A adaptação a realidade externa, para ele, depende do conhecimento.
- Estudou o desenvolvimento do conhecimento da lógica, espaço, tempo, causalidade, moralidade, brinquedo, linguagem e matemática. Lidou com os processos de pensamento, percepção, imaginação, memória, imitação e ação.
- Com relação a já citada "epistemologia genética", Piaget dedicou-se a elaborar sua posição filosófica, de maneira científica, mostrando os processos usados pelo homem para conhecer a realidade. Conviveu com crianças de várias idades, submetendo-as a variadas formas de estimulação e experimentação.
- Com sua formação em biologia, Piaget considera que só com o conhecimento o homem atinge o equilíbrio interno que o capacita a adaptar-se ao meio ambiente.
- Preocupa-se com a gêne do conhecimento, isto é, saber os processos mentais envolvidos numa situação e quais processos ocorrem na criança para possibilitar essa atuação.
- Observa constantemente a criança tentando descobrir o mundo e lidando com pessoas e objetos. Assim ela constroe estruturas mentais através de tentativa de entender o mundo ao seu redor.
- Diferentemente