POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEÓRICO Error: Reference source not found
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O serviço social realiza um trabalho essencialmente sócio educativo e este qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais tais como planejamento, execução, pesquisa, organização, gestão, assessoria, avaliação. A adequada utilização desses instrumentos requer uma continua capacitação profissional que busque aprimorar seus conhecimentos e habilidades nas suas diversas áreas de atuação.
Durante o século XX, as mudanças foram significativas em todos os sentidos. Houve grandes movimentos migratórios, a mobilidade social aumentou com a consolidação do sistema de classes sociais em muitas regiões do mundo, as revoluções sociais foram numerosas, e as guerras estiveram sempre presentes.
2 REFERENCIAL TEORICO
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o bem estar dos cidadãos além de se constituir em objetos de reivindicações dos mais diferentes movimentos sociais. Com o objetivo de realizar o acesso a bens, serviços e renda, seus alcances são amplos e complexos, podendo organizar-se não apenas para a cobertura de riscos sociais, mas também para a equalização de oportunidades, enfrentamento das situações de destituição e pobreza, o combate às desigualdades sociais e a melhoria das condições sociais da população.
A pobreza se associa ao subconsumo, desnutrição, condições precárias e baixa escolaridade como resultado de exclusão social, cultural e política. A exclusão é facilmente identificada pelo alto índice de violência, miséria, desemprego, etc. isto significa que muitas famílias vivem com uma renda per capita mínima, não conseguindo assim satisfazer suas necessidades básicas.
A