Piaget E As Teorias Da Evolu O Org Nicas RESUMO
Darwin já escrevia na sua Origem das Espécies, sobre a psicologia, depositando sua fé em Herbert Spencer, antecipando a repercursão que a Evolução teria na área. Darwin punha em Spencer o que diria em A expressão das emoções no homem e nos animais, que as expressões emocionais seriam herdados de antepassados comuns a homens e animais. Baldwin, ao analisar a obra de Spencer, a associou ao lamarckismo, e depois incorporou a obra de Darwin.
Três influências de Darwin na Psicologia Genética:
1- doutrina da evolução do instinto;
2- teorização acerca da evolução da mente animal, que iria do mais simples ao mais complexo;
3- proposições sobre emoções em animais não-humanos e humanos.
Muitos dos primeiros e principais psicólogos eram darwinistas: William James e Stanley Hall. Ambos colaboraram no sentido de construir uma Psicologia nas ciências naturais. O funcionalismo estava totalmente determinado pela evolução.
“O estudo da psicologia deveria contribuir para o fornecimento de subsídios em relação a dois aspectos centrais da evolução darwiniana: primeiramente o estudo de diferenças individuais herdáveis, e em segundo, o estudo da seleção natural como constructo teórico explicativo dos instintos humanos e predisposições comportamentais herdadas” (ALMEIDA e FALCÃO, 2008, p. 526).
Já Watson retira a influência da hereditariedade darwiniana na psicologia, ressaltando o reflexo condicionado.
A construção da visão evolutiva de Piaget
“As formulações desenvolvidas por Piaget sofreram importantes influências de filósofos como Bérgson com a visão filosófica que ele o élan vital como um impulso emanado da vida e propiciador de transformação e mudança, ou seja, desenvolvimento” (ALMEIDA e FALCÃO, 2008, p. 526).
“Outra influência importante foi Brentano, propositor de uma “psicologia do ato” fiel à metodologia