Resumo lipideos
Lipídeos: Grupo de compostos que apresenta como característica comum insolubilidade em água, embora exiba diferenças químicas entre si.
Podem ser divididos em:
a) Ácidos graxos: São ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbonadas de 4 a 36 carbonos. Dão derivados dos hidrocarbonetos e seu estado de oxidação é mínimo, ou seja, são altamente reduzidos como os hidrocarbonetos de petróleo e outros combustíveis fosseis. Possuem cadeias hidrocarbonadas de 4 a 36 carbonos. Há ácidos graxos saturados e insaturados (um ou duas ligações). Ex: ceras, ácido láurico, palmítico, oléico.
- Propriedades físicas: A cadeia hidrocarbônica não polar é responsável pela pequena solubilidade em água. Quanto maior a cadeia hidrocarbônica e menor o numero de duplas ligações, menor a sua solubilidade. O ácido carboxílico é polar e é o que garante essa, ainda que pequena, solubilidade. O ponto de fusão também é influenciado pela saturação e comprimento. Por exemplo, a temperatura ambiente, ácidos graxos saturados 12:0 a 24:0 são ceras, enquanto os insaturados são líquidos oleosos. A saturação garante uma estrutura mais estável e flexível e podem se agrupar em arranjos cristalinos. Em resumo: os ácidos graxos insaturados tem ponto de fusão menor que os saturados.
- Funções: Principal forma de armazenamento e energia.
- Nomenclatura: Um ácido graxo com 20 átomos de carbono e com uma dupla ligação entre C-9 e C10 (sendo C-1 o carbono da carbolixa) e outra dupla entre C-12 e C-13, é chamado de. 20:2 (delta 9,12), sendo 20 a quantidade de carbonos, 10 a quantidade de duplas e 9 e 12 a posição das duplas.
- Ácidos graxos mais freqüentes: tem número par de átomos de carbono em cadeias não ramificadas de 12 a 24 átomos de carbono.
b) Ésteres de Glicerol:
- Triacilglicerois ou Triglicerideos: são ésteres de ácidos graxos e podem ser classificados também como dentro do grupo de ácidos graxos. São compostos de três ácidos graxos, cada um com uma ligação ester com