Fisioterapia
1. Como se da à digestão inicial dos lipídeos, em nível de estômago?
A digestão tem início no estômago, e é catalisada pela lipase lingual que por sua vez é estável em meio ácido. Seu principal alvo são as moléculas de TAG que contém AG de cadeias curtas ou médias. Outra lipase que também degrada esses TAG é a lipase gástrica. Apesar da ausência total ou parcial da lipase pancreática.
2. Emulsificação dos lipídeos da dieta no intestino delgado:
O processo de emulsificação dos lipídeos da dieta tem início no duodeno. A área da superfície das gotículas de lipídeos hidrofóbicos aumenta com a emulsificação, permitindo que as enzimas digestivas possam agir com eficiência.
3. Degradação dos LIPÍDEOS DA DIETA por enzimas pancreáticas:
a. Degradação do TAG: As moléculas de TAG sofrem a ação de uma esterase por serem muito grandes tornando difícil de serem captadas eficientemente pelas células mucosas das vilosidades intestinas. A lipase pancreática remove ácidos graxos dos carbonos 1 e 3;
b. Degradação dos ÉSTERES DE COLESTEROL: Os ésteres de colesterol são hidrolisados pelo colesterol – esterase pancreática que produz colesteróis mais ácidos graxos livres;
c. Degradação de FOSFOLIPÍDEOS: A degradação dos fosfolipídios tem início pela fosfolipase A2 que remove um ácido graxo do carbono2 de um fosfolipídio. Originando um lisofosfolipídio, o mesmo vai ter a ação de uma 2ª enzima originando a base de glicerofosforil.
d. Controle da digestão dos LIPÍDIOS: O controle dá-se pela produção de um hormônio peptídico chamado colecistocinina. A mesma age sobre a vesícula biliar contraindo – a até liberar a bile. E sobre as células exócrinas do pâncreas libera enzimas digestivas. A secretina induz ao pâncreas e o fígado liberarem uma solução aquosa rica em bicarbonato, com isso ajuda na neutralização do pH do conteúdo intestinal.
4. Como dá – se a má absorção dos LIPÍDIOS?
A má absorção pode ser causada quando o fígado não produz os sais biliares,