mATEMATICA
O termo foi inicialmente trabalhado por Alvin Toffler em seu livro “Choque do Futuro” e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change (Adhocracia – O Poder de Mudar)”. O conceito Adhocracia surgiu dentro da abordagem contingencial da administração, por volta da década de 70, em meio ao surgimento de novos aspectos organizacionais que visavam o redesenho e mudanças na configuração estrutural das organizações, na busca pela flexibilidade e agilidade diante de um ambiente altamente mutável e à tecnologia. Toffler afirma em seu livro “Choque do Futuro”, que as organizações precisam desenvolver quatro características fundamentais se quiserem acompanhar as mudanças no ambiente turbulento e competitivo que se encontram. Precisam tornar-se Orgânicas, Inovadoras, Antiburocráticas e Temporárias.
SLIDE 3 – CONTEXTO HISTÓRICO Adhocracia deriva-se do latim “ad hoc”, “aqui e agora” ou “pessoa ou coisa preparada para uma determinada função” e surgiu durante a segunda Guerra Mundial quando foram criadas as forças-tarefas para enfrentar situações de forma rápida e objetiva. Eram dissolvidas logo após a execução de suas missões específicas e, portanto, eram temporárias. OBSERVAÇÃO: A origem aqui foi do termo “ad hoc” que posteriormente inspirou o CONCEITO ADHOCRACIA.
Somente em 1970 que Alvin Toffler cunhou a palavra adhocracia com seu significado.
SLIDE 5 – PENSADORES Alvin Toffler: É um escritor e futurista norte-americano doutorado em Letras, Leis e Ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.Em seu livro ele declara a necessidade da criação de um novo sistema que fosse capaz de se adequar às mudanças mundiais.
Robert H. Waterman Jr.: Robert Waterman é um importante executivo e autor de alguns dos principais best-sellers de gestão, incluindo as obras Adhocracy - The Power to Change e In Search of Excellence, este último em co-autoria