Relatório sobre hábitos alimentares
Esse relatório irá descrever um experimento proposto pelo professor, onde cada aluno teve que anotar, durante um mês, todos os alimentos ingeridos. Os resultados foram calculados em tabelas no computador, para descobri a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, lipídeos e fibras ingeridas. Os meus resultados foram: Calorias (kcal): 3878 ; Carboidrato (g): 452,6 ; Lipídeos (g): 77,2 ; Proteínas (g): 125,3 ; Fibras (g): 34.
Introdução
Fizemos esse relatório com o objetivo de avaliarmos a nossa alimentação e tomássemos consciência do que comíamos. Em nosso computador usamos uma equação que iremos chamar de Equação 1. Nós a usamos para calcular a quantidade de energia, proteínas, lipídeos, carboidratos e fibras que a porção do alimento ingerido havia oferecido. A equação pode ser escrita como A.B:100, sendo A a quantidade de alimentos ingerido, B a quantidade de cada nutriente testado (de acordo com a tabela da TACO). Neste relatório também foi calculado a quantidade de verduras, frutas, indicativos negativos, cigarros e bebidas alcoólicas ingeridas durante o mês, calculados da mesma forma que os nutrientes anteriores. Os indicativos de praticas saudáveis por semana eram calculados em índices positivos e índices negativos. Os índices positivos eram horas de exercício e os índices negativos eram horas de televisão, videogame e computador. Todos os cálculos foram feitos de acordo com as informações da tabela da TACO [1] e feitos através das tabelas no programa OpenOffice.
Arranjo experimental
Nesse relatório foram usados:
Material de anotação (caderno, lápis)
Computador (para os calculos)
Procedimentos
1. O professor explica o experimento, dizendo para anotarmos todas as comidas ingeridas, suas quantidades e separando a tabela nutricional de