Resumo Levitt
Em 1960, Theodore Levitt, autor de vários artigos econômicos, políticos, de administração de empresas e de marketing, escreveu o artigo “Miopia no Marketing”, sucesso até hoje.
Nele, encontramos muitos exemplos de que existem empresas que estão a sofrer da sua própria miopia. São aquelas que se concentram apenas no seu produto, tendo assim uma visão míope sobre o mercado de atuação, em detrimento da clientela, desconsiderando-a para o negócio. Ou seja, que as empresas deixavam de lado as necessidades e desejos dos clientes.
Sendo assim, no artigo, Levitt aponta o problema pelo qual muitas empresas passam quando focam apenas no seu produto: que elas têm uma visão limitada do processo, não conseguindo perceber as possibilidades existentes no mercado, fora da organização.
Levitt relata que este é o caminho para o fracasso de muitos negócios se não ocorrerem mudanças. Observa que há empresas apenas tem a ilusão de que se está crescendo quando, na verdade, está estagnada, mesmo que fatores externos sejam favoráveis. Isso ocorre pela má administração e falta de planejamento, devido ao fato de organizações não conhecerem de forma clara a definição do seu ramo de atividade.
Para o autor, a empresa deve sempre procurar estudar o mercado, não apenas achar que se está em expansão, pois o mercado está em constante renovação. Logo, ela esta deve procurar subsídios para crescer junto e suprir as constantes exigências do mercado. Aponta que os produtos precisam estar em processo de aperfeiçoamento contínuo para que não se tornem obsoletos e sejam ameaçados por produtos mais inovadores, de preferência, da concorrência.
Como exemplo, o Levitt cita alguns exemplos para o sucesso: inovação tecnológica, redução de custos da produção, elevação da qualidade, acompanhar as tendências de consumo e manter um departamento de marketing e qualidade atualizados.
E aproveita, ainda, para orientar as organizações para evitar o declínio causado pela curta visão. São quatro