RESENHA DA OBRA MIOPIA EM MARKETING
LUCIANA DE JESUS SILVA
Rio de Janeiro
2015
“Miopia em Marketing” é um fenômeno que ocorre em todas as empresas. Para ele, todas as organizações, sejam grandes ou pequenas, e de qual natureza for (pública ou privada), necessariamente um dia vivenciou a miopia de marketing.
O autor destaca em suas pesquisas que isso ocorre porque em um dado momento, as empresas acabam se preocupando (primeiramente) com os seus produtos, em vez de terem as suas preocupações voltadas aos clientes. Essa "miopia" acaba se tornando muito presente, especialmente quando as organizações fixam as suas atenções somente no produto, esquecendo-se de preocupar-se com o seu público.
Levitt deixa claro logo no início de sua produção que em todos os casos em que o crescimento das empresas é ameaçado, desacelerado ou estagnado, a culpa não é advinda de uma possível saturação do mercado, mas sim por conseqüência de uma falha da administração.
O autor destaca que as empresas de sucesso são aquelas de vêem, de pronto, a necessidade do seu cliente, ou seja, aquelas que focam as suas atenções ao seu público. Ele diz que uma empresa não pode, de modo algum, passar uma ilusão ao seu cliente, deixar que ele se sinta satisfeito, baseado na ilusão vendida por um produto. As organizações de sucesso, portanto, não devem fazer com os processos de reorganização e revisão de estratégias seja adiada.
O autor argumenta esta idéia utilizando exemplos como o das ferrovias e da indústria cinematográfica de início, afirmando que o declínio das mesmas não se deu pelo fato de outros segmentos terem tirado delas os clientes, mas justamente pelo fato delas não terem atentado a tempo para o que poderia chegar e ser mais útil para esta clientela.
Para o autor da área de marketing, o que ocorre muito entre as empresas é que elas acham que não podem ser superadas pelas suas concorrentes, ou seja, pecam por acreditar no "mito da superioridade", e