ATPS Leitura E Produ O De Textos
Concepção de leitura
A leitura é uma atividade de capacitação de ideias, a concepção na leitura exige do leitor o foco no texto assim fazendo com que ele tenha um reconhecimento do sentido das palavras e estruturas do texto.
Podendo ser um processo de descoberta, uma tarefa desafiadora.
Leitura sempre irá depender do que a pessoa já sabe, das experiências adquiridas ao longo da sua vida, cada pessoa tem uma leitura particular de um mesmo texto, dependendo do seu conhecimento.
Não importando o tipo de leitura seja ela usando livros, jornais, revistas e-mails entre outras publicações o habito de ler é fundamental e necessário para o nosso conhecimento.
Estratégias de leitura
A construção de sentido é muito importante para o ensino da leitura.
Nós como leitores fazemos antecipação ao lermos um título, nos equivocamos quanto ao decorrer dos acontecimentos.
Devido aos nossos conhecimentos devemos nos antecipar fazer perguntas, comparações, referências ao começar ler algo pois só lendo algo até seu final podemos tirar nossas conclusões, de modo geral podemos dizer que para nos manter informados lemos jornais e revistas; textos que lemos para realizar nossos trabalhos acadêmicos (livros, dissertações entre outros) e ainda assim os que nos dão prazer (poemas, contos, romances) e os que somos obrigados a ler de vez em quando (manuais), dos que caem em nossas mãos (panfletos).
Leitura e produção de sentidos
Anedotinhas do Bichinho da Maça
O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos. Nisso vem um automóvel e o motorista grita para o caipira.
-- Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinquenta cavalos! –E-Vrrruuuummm ! -saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro virado dentro do rio, ao lado da ponte.
--Oi cumpadre! Dando água para a tropa, é?
Para construir sentido, o leitor se vale de estratégias: seleção, antecipação, inferência e verificação. Para dar sentido ao que lê, o leitor