ATPS POLITICAS ESPECIAIS 2
ALUNA - Claudete Lambiazzi – RA 3829704339
ALUNA – Eliete Antonia dos Santos – RA 3839728523
ALUNO - Jonas Machado de Morais – RA 4586876265
ALUNO - Rodrigo Ramos Catole – RA 4701881167
Tutora – Celina Antonia Da Silva
Osasco
03/05/2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma discussão sobre as políticas especiais e os direitos dos cidadãos em suas diferenças de gênero, classe e raça. A discussão sobre o tema costuma centrar-se nos eixos da organização sócio– política necessária a viabilizá-la e dos direitos individuais do publico a que se destina.
Os importantes avanços produzidos pela democratização da sociedade alavancada pelos movimentos de direitos humanos, apontam a emergência da construção de espaços sociais menos excludentes e de alternativas para o convívio na diversidade.
O tema em questão, embora complexo, é extremamente provocador, pois discuti-lo requer estabelecer relações não só entre linguagem, produção de sentidos e sociedade, como entender as relações que nos permitem situar a linguagem como lugar de cultura.
Afinal de contas, o que pode unir os homens não é sua raça, sua religião, seu pertencimento social, sua cor opção sexual, mas a condição humana.
Este trabalho
políticas especiais ou inclusão ou direitos de igualdade pela abrangência do tema, pelas
implicações éticas e políticas que dele decorrem, pretende apenas provocar reflexões, em busca da ampliação do que significa ler e escrever, ouvir e falar e do que significa igualmente ensinar esses domínios discursivos em uma sociedade que precisa se fortalecer democraticamente, em busca de dignidade humana e de justiça social.
DICRIMINAÇÃO RACIAL
A história nos mostrou como os negros sofreram no passado com a escravidão e o preconceito. Separados dos brancos, os negro não eram respeitados e a discriminação não era algo raro. Mas com o tempo o ser humano percebeu como tal atitude é completamente desnecessária e o racismo virou algo proibido por lei, tendo pena