A CONTRIBUIÇÃO DO ESPORTE EXTRACURRICULAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS ALUNOS DO PROJETO PRÓ FAMILIA
*Evando Farias Dos Santos Junior
**Gediel Fabiano Laureano
***Professor Orientador – Augusto César Freitas Do Carmo
RESUMO
O esporte escolar trás inúmeros benefícios para criança e o adolescente, Neste trabalho visa-se buscar quais foram os progressos que os alunos do projeto tiveram, e o que foi acrescentando na sua vida, os benefícios como: diminuição da violência, melhora na auto-estima, no rendimento escolar entre outros citados posteriormente. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso onde foram analisados 6 alunos sendo que 3 são Judô e 3 Jiu Jitsu, o material utilizado foi um questionário aberto para coleta de dados com perguntas relacionadas a atividade física e a sua influência no comportamento e desenvolvimento social no âmbito escolar.
Palavra chave: Esporte escolar. Social. Extracurricular.
1 INTRODUÇÃO
Nós seres humanos desenvolvemos através da atividade física. Mesmo antes do nascimento, executamos algum tipo de movimento. Nasce utiliza-se a linguagem corporal para conhecer a si mesmo, para nos relacionar com nossos pais, para nos movimentar e descobrir o mundo. No começo são os movimentos reflexos que em seguida vão evoluindo e especializando-se, já sofrendo as influências do meio com o qual está interagindo.
A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso. CASPERSEN, apud, PORTO (2002)
Ainda, segundo o Dicionário da Atividade Física e Saúde (2007):
Atividade física é todo movimento corporal voluntário humano, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso, caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exercícios físicos. Trata-se de comportamento inerente ao ser humano com características biológicas e sócio-culturais.
Mas e no tempo em que o aluno se encontra fora do projeto, de