atps
O objetivo neste trabalho é investigar um aparente paradoxo: embora a maioria das organizações esteja envolvida na busca da produtividade e em processos de mudança com vistas a melhorar seu posicionamento no mercado, a qualidade de vida no trabalho vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas e empresariais. A metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica a respeito de stress no trabalho, aspectos comportamentais ligados à qualidade total e estratégias de gestão de pessoas. Além disso, o trabalho é sustentado em pesquisas de campo realizadas pelos autores. O estudo indicou que as preocupações com a Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho vêm ganhando expressão no ambiente empresarial brasileiro, embora exista ainda distância entre o discurso e a prática nessa área. A inserção da Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho nas estratégias de recursos humanos encontra um campo mais fértil naquelas organizações que buscam a excelência e o estabelecimento de diferenciais competitivos sustentáveis, privilegiando o bem-estar, a saúde, o estilo de vida e o comprometimento de seus colaboradores.
Palavras-chave: estratégias de recursos humanos, competitividade, qualidade de vida no trabalho, stress, programas de qualidade total, comprometimento.
Abstract
Foco da qualidade total de serviços no conceito do produto ampliado
Autor: Cardoso, Olga Regina
Resumo: Esta é uma pesquisa que tem por tema a Qualidade de Serviços, visando dar uma abordagem ampliada ao conceito de produto como fator de diferencial competitivo. Justifica-se o tema pela apresentação da importância dos serviços em fatores sócio-econômicos, de macrotendências e de características da realidade brasileira.A revisão bibliográfica foi ampla e desenvolve-se para produtos, serviços, produto total de Levitt, clientes, necessidades, qualidade de serviços e gestão da qualidade total, procurando sistematizar os conceitos dos diversos autores. Definem-se objetivos