ENEM
Os sofistas foram sábios que atuavam como professores ambulantes de filosofia, ensinando, a um preço estipulado, a arte da política. Eles foram os primeiros filósofos do período socrático, se opondo à filosofia pré-socrática. Dessa forma, substituíram a natureza que antes era o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão . Dentre os sofistas, pode-se destacar: Protágoras, Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco, sendo que destes, Protágoras, Górgias e Isócrates foram os mais importantes. Estes, assim como os outros sofistas, prezavam pelo desenvolvimento do espírito crítico e pela capacidade de expressão. Uma conseqüência importante que se fez pelos sofistas foi a abertura da filosofia para todas as pessoas, sendo que antes a arte de filosofar era restrita somente a uma seita intelectual fechada formada apenas por nobres.
A filosofia de Sócrates
Sócrates é considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental. Seu método consistia em fazer perguntas que conduziam o discípulo à descoberta da verdade. Ele reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza, passasse a ocupar-se do homem e das suas ações. Alterando radicalmente o uso da razão e o objeto de investigação filosófica, ele decidiu que, em vez de continuarem debatendo sobre a origem e transformação do universo e todas as coisas que nele havia, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela.
A filosofia de Platão
Discípulo de Sócrates, Platão seguia o pensamento que procura explicar como que o conhecimento do homem se desenvolve. Para ele somente através da reflexão , do pensamento, das ideias, podemos conhecer as coisas.
Na sua concepção, o homem estava inserido em dois tipos de realidades diferentes, que eram chamados por ele de realidade inteligível e a sensível. A primeira