enem
Entenda como funcionam as inscrições do maior vestibular do país
A equipe do GUIA DO ESTUDANTE selecionou as principais dúvidas sobre essa etapa do exame e foi atrás das respostas, por meio dos canais oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).
O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, em todas as unidades da Federação. A prova terá duração de dois dias e será constituída de uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha cobrando conteúdos vistos no Ensino Médio.
Quem pode pedir isenção da taxa do Enem?
Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2014 em escola pública são automaticamente isentos da taxa de inscrição de R$35. Nos demais casos, o participante pode pedir isenção declarando-se pertencente a família de baixa renda (o que significa ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada). Para ambos os casos, o candidato deverá dispor de documentos comprobatórios para apresentar à análise do Inep.
A isenção da taxa para quem concluiu o ensino médio em escola pública é feita automaticamente ou preciso comprovar algo mais?
Não precisa fazer mais nada, é automático. Durante o cadastro é pedido que seja informado o ano de conclusão e se você estuda em escola pública. Se você vai se formar em 2013 e está na rede pública, o sistema não chega nem a gerar o boleto bancário.
Quem se formou em escola pública em anos anteriores também consegue a isenção da taxa?
Não, a isenção é válida somente para estudantes de escola pública que estiverem concluindo o ensino médio em 2013. No entanto, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda.