medico
A Toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita, causada por protozoário do filo apicomplexa. Apresenta quadro clínico variado, desde infecção assintomatica a manifestações sistêmicas extremamente graves.
Toxoplasmose e gravidez - Haja vista que a infecção da mãe é usualmente assintomatica, geralmente não é detectada. Por isso, tem-se sugerido a realização de testes sorológicos na gestação, durante o acompanhamento pré-natal. Quando se realiza o diagnóstico, deve ser instituída a quimioterapia adequada.
Diagnóstico na gestação
O principal exame de triagem realizado durante a gravidez é a sorologia materna (IgM e IgG). Este exame é simples e realizado através da coleta de sangue. O exame é constituído de duas variantes o IgG e IgM.Ele deve ser realizado em todo pré-natal no primeiro trimestre e repetidos no segundo e no terceiro trimestre se a mãe nunca apresentou toxoplasmose. Este exame deverá ser realizado na primeira consulta de pré-natal. O IgM mostra os anticorpos ativos contra a doença, ou seja, a pessoa que possui o IgM positivo possui a infecção ativa. O IgM fica positivo a partir do 7 dia de doença e permanece até 4 meses da mesma. Por isso o ideal se a mulher está pensando em engravidar é fazer o exame antes de engravidar. O IgG indica que a mulher já apresenta memória para aquela doença, ou seja, apresentou em algum momento da vida.
Isso é bastante complicado até para alguns médicos entenderem então resumidamente fica assim:
IgG positiva e IgM negativa -> você já esteve com a doença e já apresenta memória imunológica para ela. Não precisa mais repetir o exame e nem prevenir a doença pois já apresentou.
IgG positiva e IgM positiva -> você apresenta a doença ativa. Você teve a doença no período de 4 meses. Deve procurar sua obstetra para fazer novos exames para apurar se a infecção é recente e ocorreu durante a gestação. Os exames são de sangue com o teste de avidez da IgG podendo a ter a realização de amniocentese que é a retirada de um